quarta-feira, 17 de setembro de 2008

HISTÓRICO DO COLÉGIO MUNICIPAL MOISÉS NUNES BANDEIRA




A primeira escola de Alto Paraíso, chamada “Escola Municipal”, iniciada por volta de 1918 em uma casa de adobe dividida em escola e residência da professora. Localizada próxima a atual prefeitura municipal, essa escola foi posteriormente transferida para o prédio do atual Colégio Estadual Moisés Nunes Bandeira.

GRUPO ESCOLAR



LEGENDA: Segunda escola construída pelo então prefeito Salviano Ferreira, que é hoje o atual Colégio Estadual Moisés Nunes Bandeira.

PONTOS POSITIVOS DO ENSINO

Em 2007 foi apontado pelo ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), pela regional de Formosa, como melhor instituição da região.
Grande parte dos alunos que terminam o ensino médio vão para as capitais, como Brasília e Goiânia, e prestam vestibular nas Universidades públicas, sendo posteriormente aprovados.
Tem alunos cursando Direito pela UFG (Universidade Federal de Goiás), e Engenharia Mecatrônica na UNB (Universidade de Brasília). Já temos aluno de Direito trabalhando no Ministério Público.
Possui uma sala de informática (foto), a qual os alunos utilizam ligando-os a modernidade. O professor agenda com o dinamizador (responsável pelo laboratório de informática) o horário para os alunos utilizarem a sala para pesquisas sobre assuntos pertinentes às disciplinas, sendo o mesmo disponibilizados a população desde que agendado anteriormente.


PONTOS NEGATIVOS DO ENSINO

• Falta de autonomia: não se consegue autorização para tomada de decisões, pois se precisa seguir a política administrativa da Secretaria Estadual de Educação.

• Carência de recursos financeiros para atender necessidades específicas, como laboratório de química, física e biologia.

• Desvalorização dos profissionais da educação: os professores são cobrados diretamente pelo estado, porém não recebem nem uma restituição salarial por essa qualificação.

DIRETOR DO COLÉGIO ESTADUAL MOISÉS NUNES BANDEIRA

José Antônio de Brito Filho (foto), atual diretor do Colégio Moisés Nunes Bandeira, nasceu em 21 de outubro de 1952, na cidade de São Leopoldo-RS. Filho de José Antônio de Brito e Nilva de Brito, formado em História pela UEG (Universidade Estadual de Goiás), em Formosa-GO. Trabalha nesta escola desde 1990, ou seja, há dezoito anos. Lecionou história por dez anos e filosofia por quatro. Tem dois filhos que se formaram neste colégio, além de sua esposa Isís Analha de Brito como sua colega de trabalho, sendo ela professora de Português. O senhor José Antônio nos revelou que gosta mais de atuar como professor do que como diretor, pois em sala de aula ele aplica o seu conhecimento além de receber o calor humano dos alunos.

Nenhum comentário: