segunda-feira, 15 de setembro de 2008

CLIMA

No contexto da regionalização do espaço geográfico brasileiro, a Chapada dos Veadeiros está em uma zona de transição entre os domínios dos climas Úmido da Região Amazônica (IT) e Semi–árido da Região da Caatinga do Nordeste brasileiro. Atinge também esta área, o sistema de correntes Perturbadas do Anticiclone Polar ou Frente Polar (Fp).
Segundo a classificação de Köppen o clima dominante na Chapada dos Veadeiros é tropical quente, sub-úmido (AW), caracterizado por duas estações bem definidas: verão chuvoso entre os meses de outubro a abril e um inverno seco entre os meses de maio até meados de setembro. Esta região apresenta variações com o clima Tropical de Altitude (CWa).
As temperaturas médias anuais são estimadas em torno de 24 a 26ºC. As máximas térmicas ocorrem durante os meses de setembro a outubro como conseqüência da baixa ocorrência de chuvas, maior incidência dos raios solares e baixa nebulosidade, ficando a máxima absoluta entre 40 a 42 ºC, ocorrente nas áreas do município situadas abaixo de 600 metros de altitude. Durante o inverno (meses de junho e julho), quando ocorre menor índice de incidência solar, verificam-se as temperaturas mais baixas ficando a mínima absoluta entre 4 a 8 ºC, o que se verifica especialmente nas áreas situadas acima de 1.000 metros de altitude.

Nenhum comentário: